sexta-feira, 16 de maio de 2008

Do corpo medieval ao corpo moderno.

No periodo medieval não se apresenta uma boa fase no esporte, pois as atividades gregas foram sendo esquecidas com as transformações sociais da época. O cristianismo que mais tarde tornará-se religião muito contribuiu para o fracasso da educação física.
Como o catolicismo mandava, fica determinado que os homens tinham que trabalhar, porque Deus determinava, adorar a Deus e esxtinguio os jogos olímpicos.
Mas o renascimento surgi, que valoriza a religião, não esquecendo de valorizar o homem, e trás de volta a educação física, pois é um período de manifestações intelectuais e culturais. passa a existir a valorização do trabalho como de subsistência e não como castigo, dessa forma John Locke aposta no capitalismo, o que não demora a acontecer, e os homens acabam se opondo as decisões da igreja.
Dessa forma surgi as ciências e entre muitas tema educação fisica, que preocupava-se com o corpo fisico e o funcionamento das forças naturais. então nesse período a questão era o trabalho (homem=trabalho) e não mais Deus, pois presisava-se de um corpo produtivo para o trabalho.

Nenhum comentário: