sexta-feira, 16 de maio de 2008

Porque devemos estudar história.

PORQUE DEVEMOS ESTUDAR HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO?

O autor fala da importância que a história tem no curso de graduação em Educação Física, pois alguns estudantes podem questionar a falta de aptidão com disciplinas referentes às ciências humanas dando mérito às ciências exatas.

É como se o ensino de História fosse dado por causa da tradição de todos os cursos terem e não pelo fato de ser importante. Em 1939 foi dedicada uma cadeira ao estudo de história, eram cadeiras teóricas a de História que estava ocupada por médicos e a cadeira prática, as duas cadeiras tinham como objetivo formar mais técnico do que professor.

A cadeira teórica tinha mais privilégio que a prática, não que a segunda não fosse importante, pois o profissional não deveria ser preparado através de fórmulas e modelos fechados, mas dar base teórica para que o estudante tivesse a possibilidade de recriar a partir da realidade que o cerca.

A história está nos rodeando a todo o momento, desde o nosso surgimento aos dias atuais, pois as transformações ocorridas não são acasos da vida, existe um fato ocorrido por detrás do surgimento de algo. Dessa forma sabemos que a história é criada através de condições que podem influenciar na vida presente.

É importante salientar que existe a diferença da História da Educação Física e da História do Esporte. A Educação Física passou por três fases: a primeira está relacionada com o desenvolvimento do estudo, a segunda reflete os estudos históricos, tanto nos aspectos qualitativos quanto quantitativo e a terceira é a busca das características dos estudos históricos. Com relação a História dos Esportes, os estudos sobre a mesma eram realizados por circuitos acadêmicos tradicionais, por praticantes e amantes dos esportes.

Mediante a tantas explicações com relação à importância da História, a falta de preocupação dos profissionais, o desinteresse dos estudantes e a diferenciação da História da Educação Física/Esporte, nota-se que existe e existirá sempre a preocupação por parte dos pesquisadores para a importância que tem o estudo da história no que diz respeito a aplicação da mesma na graduação.

Luciano C. Pereira

Nenhum comentário: