segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A ED. FÍSICA MENTE

Medina, João Paulo Subirá, 1948-
A Educação Física cuida do corpo e... "mente": Bases para renovação e transformação da Educação Física / João Paulo Subirá Medina. -9ª ed. - Campinas, SP: Papiros. 1990. - (Coleção Krisis)

Existe uma carência muito grande em torno da Educação Física, pois esta não tem um sentido que se adéqüe ao seu momento histórico-evolutivo. Mesmo os profissionais de Educação Física possuem entendimento do que a mesma representa, do que ela realmente é. E por conseqüência, os estudantes também não sabem de fato o que é a Educação Física, apesar de não desvalorizar os pioneiros da Educação Física e saber de sua real importância, o autor conclui em primeira pessoa deixando bem claro que não se pode estudar o corpo tratando-o como se o mesmo tivesse dimensões, mas como uma totalidade em que um aspecto depende indiscutivelmente de outro. O texto traz esses questionamentos e nos leva a refletir nossas ações, ou nossa falta de ação, nossa estáticidade em procurar saber o que realmente é Educação Física ou até mesmo criar o nosso próprio conceito.

Essa obra é indicada para professores e estudantes de Educação Física que não sabem do que se trata o seu instrumento de estudo e trabalho.

Nenhum comentário: